DIDÁTICA

FÓRUM DESTINADO AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS/AL. OS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA, DO 3º PERÍODO (MANHÃ E NOITE) PODERÃO DISCUTIR E LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MOTIVAÇÃO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 MOTIVAÇÃO! em Seg Maio 04, 2009 2:16 pm

" alien A motivação do aluno é um problema de ponta da educação. Assim, afeta diretamente o ensino, ou seja, motivar os alunos é uma das tarefas constante de quem ensina".

Ver perfil do usuário http://didaticafits.forumaqui.com

2 Re: MOTIVAÇÃO! em Dom Maio 10, 2009 7:41 pm

A motivação consiste em apresentar ao aluno estímulos e incentivos que favoreçam o aprendizado do aluno. O professor tem um papel muito importante na aprendizagem do aluno. Muitas vezes isso se torna muito difícil devido a vários problemas no sistema educacional. Porém o professor têm que se esforçar para motivar o seu aluno adequadamente.

" Os recursos didáticos, os procedimentos de ensino, os conteúdos, as atividades práticas e exercícios são valiosas fontes de incentivo. A maior fonte, no entanto, é a persoanalidade do professor." (PILETTI, Claudino." Didática Geral. 2007. Pag. 234).

O professor precisa também usar recursos visuais, auditivos e audiovisuais pois muitas vezes o professor está tão condicionado a dar aula utilizando apenas "saliva e o quadro" que nem presta atenção da necessidade de outros tipos de métodos que possam motivar os alunos.

Ver perfil do usuário

3 Re: Motivação em Ter Maio 12, 2009 12:40 pm

A motivação deve ser considerada pelo professor de forma cuidadosa, procurando mobilizar as capacidades e pontencialidades dos alunos. O professor deve indentificar e aproveitar aquilo que atrai o aluno. Motivar é um trabalho de encantar prender a atenção, seduzir o aluno, utilizando o que ele gosta de fazer como forma de engajá-lo no ensino.

Ver perfil do usuário

4 Motivação em Ter Maio 12, 2009 1:48 pm

É preciso o professor utilizar de recursos que venha a chamar a atenção e motivar o aluno, sempre tentando estimular onde o aluno tenha uma maior capacidade, para estimula-lo da maneira que ele mais gosta de estudar.
santa

Ver perfil do usuário

5 Re: MOTIVAÇÃO! em Ter Maio 12, 2009 6:26 pm

podemos nos fundamentar nas pesquisas de Freud para entendermos como a motivação é a chave para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para Freud nas relações humanas tem que haver transferência,estas podem ser de cunho
negativo ou positivo.Para ele o afeto, neste caso entende-se por afeto todas as emoções que regem as relações humanas, é o que irá mover as relações na escola, se o aluno fizer uma transferencia negativa dificilmente ele se motivará para aquela disciplina.Assim sendo a motivação tem que ser estimulada pelo professor é ele quem ficará resposável por instigar seus alunos, as formas que ele pode fazer isso são inúmeras, mas citarei apenas uma: o respeito pela identidade de cada aluno,um professor que sabe respeitar seus alunos e os vê como seres capazes conseguirá motiva-los,mas aquele que vê o aluno como
ser inferior só conseguirá desmotiva-lo
ainda mais,quando temos pena de alguem a gente nem consegue discutir, ouvir esta pessoa,por que a consideramos ser inferior
e é esta posição que o professor não deve tomar.
A motivação tem que acontecer a todo momento na aula, utilizando de recursoos que o professor sabe que chamará a atenção dos alunos e é neste caso que entra de novo a importância da contextualização nos objetivos e planejamento de aula.

Ver perfil do usuário

6 motivação na sala de aula em Ter Maio 12, 2009 6:58 pm

È de se admirar como alguns professores ainda teimam em chegar a sala de aula e simplesmente passam o conteúdo sem ao menos haver um debate entre os alunos, fazendo com que a aula fique um verdadeirob marasmo.O professor tem que ter a capacidade de fazer com que a aula seja bastante motivada, utilizando os mais diversos meios como jogos, slides, videos entre outros, para que o aluno venha a sentir um total interesse pelo assunto abordado.

Ver perfil do usuário

7 Re: MOTIVAÇÃO! em Ter Maio 12, 2009 8:20 pm

A relação professor/aluno deve, e pode ser uma relação de colaboração e apoio mútuo para o desenvolvimento de cada um, pois educar exige, ao mesmo tempo, criatividade, flexibilidade e escuta de ambas as partes.
A motivação que o professor deve exercer parte de sua criatividade na projeção da aula para os alunos, que por sua vez vão se sentindo seguros, motivados a aprender e conscientes de sua capacidade.
O professor deve respeitar os estilos de aprendizagem dos alunos, procurando reunir as informações de modo a corresponder à manei­ra pela qual cada aluno aprende melhor.
As formas de fazer uma aula diferente e mais atrativa são várias, basta um pouco de dedicação! flower

Ver perfil do usuário

8 Motivação em Ter Maio 12, 2009 9:22 pm

Toda tecnica é um instrumento de trabalho ou seja um meio pelo qual o professor utiliza para orintar a aprendizagem do aluno,a inovação desperta e motivar o interesse dos alunos, motivar é ter diferencial. affraid

Ver perfil do usuário

9 Re: Motivação em Qua Maio 13, 2009 11:30 am

A motivação é considerada como a determinante talvez principal do êxito e da qualidade da aprendizagem escolar. Existem estratégias de ensino que têm como efeito incrementar, orientar e consolidar a motivação do aluno. Assim a motivação não apenas influencia os resultados de aprendizagem, mas ela própria é resultado de certos processos de interação social em classe.

Ver perfil do usuário

10 Re: MOTIVAÇÃO! em Qui Maio 14, 2009 1:28 am

Ao meu ver é uma das tarefas mais difícil na prática docente. O professor precisa ser sensível e estar comprometido com seus alunos para perceber suas necessidades e expectativas referentes ao conteúdo. E se esforçar para encantá-los, como a Cidicleia comentou. A motivação é resultado da interação dos alunos com o professor, aqui a empatia e a personalidade do professor faz toda a diferença.


clown O filme Escola da Vida retrata bem a questão motivação. Vale a pena assistir! clown

Ver perfil do usuário

11 MOTIVAÇÃO em Qui Maio 14, 2009 8:27 am

Uma das mais importante tarefa do professor é de procurar motivar seus alunos no estudo, na aprendizagem, para que o aluno possa compreender mais aqueles assuntos abordados.
O professor deve estimular seus alunos, para que possa estimular a eles a burcar a sua aprendizagem, o professor tem o papel mais importante na aprendizagem do aluno.
uma das formas de motivação seriam implantar jogos educativos nas escolas, para que os alunos fiquem motivados e sintam o desejo de buscar seu cnhecimento.

Ver perfil do usuário

12 Re: MOTIVAÇÃO! em Qui Maio 14, 2009 5:06 pm

Certo! E é através da didática que escolheremos para ensinar ( pelo menos os que forem ), que poderemos mudar esse quadro na educação. Têm que analisar cada indivíduo para saber sua carência e assim poder provocar interesses nele, motiva - lo em suas dificuldades. E tento uma boa metodologia e " jogo de cintura " podemos conseguir! cheers

Ver perfil do usuário

13 Re: MOTIVAÇÃO! em Qui Maio 14, 2009 8:16 pm

Motivar o aluno não é tarefa fácil, pois cada indivíduo passa por situações particulares diferentes qua acabam refletindo em sala de aula, talvez a explicação para aquele aluno que não participa das aulas esta relacionado a timidez ou ate mesmo por trauma, enfim, cada aluno trás uma particularidade que cabe ao profissional docente avaliar e aplicar metodos de ensino que façam com que esse individuo se sinta integrado no meio escolar e hapto para resoluções de problemas propostos pelo professor, bem como desenvolver posições críticas diante de temas de atualidade. bounce

Ver perfil do usuário

14 Re: MOTIVAÇÃO! em Seg Maio 18, 2009 5:55 am

Acredito fielmente que sem motivação não chegamos a lugar algum, isso se aplica tanto ao professor quanto ao aluno. Atuamente temos um grande ciclo vicioso onde professor finge que ensina e aluno finge que aprende, o professor é desvalorizado finaceiramente e socialmente tornondo-se um ser desmotivado a dar aula. A aula ministrada acaba sendo chata e pouco produtiva,deixando a desejar no que diz respeito a qualidade de ensino. Logo os alunos não tem motivação para frequentar esse tipo de aula.Temos pela frente um grande desafio como futuros educadores, quebar esse ciclo. Rolling Eyes

Ver perfil do usuário

15 MOTIVAÇÃO em Ter Maio 19, 2009 9:18 am

Concordo plenamente com essa frase, pois hoje em dia o aluno é pouco estimulado a estudar, devido às aulas serem apenas teóricas e cansativas. Imagino que se os professores fizessem aulas atrativas usando materiais de vídeos, aulas de campo, ou até teatro os alunos se sentiriam com vontade de aprender e os professores com vontade de ensinar. Pois tenho certeza que quando um professor chega à sala de aula e ouve de um aluno a frase: “Ixiiii” ou se não “Essa aula chata de nooovo”, com toda certeza o professor não terá motivação de ensinar.
rabbit

Ver perfil do usuário

16 Re: MOTIVAÇÃO! em Ter Maio 19, 2009 3:37 pm

Sim é um grande problema, pois nem toda vez o aluno vai chegar motivado seja em qualquer aula, por vários motivos e várias situações, sendo assim, seus professores tem sempre que ter dinâmica não fazendo sempre o mesmo tipo de aula, pois este tem papel importante na formação do aluno, precisando usar vários recursos e metodos para chamar sua atenção estimulando-o, travando uma grande batalha para que o aluno se motive e os dois (professor e aluno) criem êxito em suas respectivas funções.

Ver perfil do usuário

17 Re: MOTIVAÇÃO! em Qua Maio 20, 2009 9:24 pm

Motivação é um processo mental positivo que estimula a iniciativa e determina o nível de entusiasmo e esforço que a pessoa aplica no desenvolvimento de suas atividades. O processo motivacional é responsável pela intensidade, direção e persistência desses esforços. O nível de motivação é influenciado por diversos fatores como a personalidade da pessoa, suas percepções do meio ambiente, interações humanas e emoções.Então, cabe ao docente, busca a criatividade e executar aulas dinâmicas que possa intreter a atenção do aluno, despertando o interesse do mesmo.

Ver perfil do usuário

18 Motivação... em Sab Maio 23, 2009 4:02 pm

Motivar um aluno, principalmente quando ele estar na adolecencia é muito mais dificil do que se pensa , pois cabe ao professor procurar os melhores recursos para obter a atenção deste, é preferivel que esse professor busque aplicar a dinamica e maneiras de entertenimento para que aquele aluno fixe mais sua atenção nas suas aulas. alien

Ver perfil do usuário

19 Re: MOTIVAÇÃO! em Dom Maio 24, 2009 9:23 pm

É bastante importante, que o educador saiba trabalhar com seus alunos de forma que eles demonstrem interesse pelo assunto abordado em sala de aula. Onde a motivação do educando com certeza será notável, a participação efetiva dos mesmos e também o processo de ensino-aprendizagem será muito positivo. Ou seja, professores disposto a ensinar com novas metodologias de ensino e alunos motivados a aprender a aprender. flower sunny

Ver perfil do usuário

20 Re: MOTIVAÇÃO! em Qua Maio 27, 2009 6:01 am

Motivar os alunos é um desafio, mas um desafio possível.E todo professor tem que motivar seus alunos porque a motivação é um fator determinante para a qualidade da aprendizagem escolar. Os alunos que não tem um interesse natural pela disciplina por exemplo, precisa ser estimulado, para que a vontade de está naquela sala de aula parta dele, e que ele não veja aquilo como uma obrigação, o que garantiria o aprendizado do aluno.

Ver perfil do usuário

21 Re: MOTIVAÇÃO! em Qua Maio 27, 2009 5:59 pm

Sim, sem duvida que é esse um dos papeis que o profissional da educação deve exercer no ambito de sua profissão. Mas tão somente a motivação não deve existir da parte do professor e sim o aluno conhecer a realidade, o contexto e a necessidade do quão é importante esse prognóstico para a construção de seu ideal, de suas caracteristicas e sua formação. Quanto ao professor ele dever abordar em suas aulas fatos instigantes do dia-a-dia, tais como ciências, meio ambiente, eletricidade, coisas a sim que leve o aluno a uma participação mais significativa e que se possa desenvolver ai um aluno critico e conhecedor dos norteadores de sua convivência.

Ver perfil do usuário

22 Re: MOTIVAÇÃO! em Sab Jun 13, 2009 9:48 pm

Motivação é um processo que estimula a iniciativa, e vontade do aluno de estar ali, e isso influencia diretamente no esforço que o aluno aplica no desenvolvimento de suas atividades.

Ver perfil do usuário

23 MOTIVAÇÃO em Qua Jun 17, 2009 10:13 pm

De acordo com as plavras de Sêneca:
"Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros "
O sentimento de eficácia, a imagem tem um efeito de energia positiva.
As práticas nas quais se realizam experenciação, pesquisa de campo, construção de maquetes, representações, dramatizações, etc. provaram ser eficiente tanto em termos de resultados de aprendizado como em motivação dos alunos. O que é problema para uma pessoa pode não ser para outra. Daí a importância da motivação. Sem motivação, não há aprendizagem. Não adianta insistir: por mais que o professor se esforce para ensinar matemática de mil maneiras diferentes e interessantes, se o aluno não estiver motivado, ele não vai aprender.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum