DIDÁTICA

FÓRUM DESTINADO AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS/AL. OS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA, DO 3º PERÍODO (MANHÃ E NOITE) PODERÃO DISCUTIR E LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ensinar, na perspectiva da Didática Fundamental, compreende as dimensões humana, técnica e politico-social!

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Articular teoria e prática compreende uma postura diferenciada de quebra de paradigmas. A formação desse profissional requer preparação e qualificação diante de situações que exigem metodologias que tragam efetiva aprendizagem.

Ver perfil do usuário http://didaticafits.forumaqui.com
Mais do que quebrar paradigmas e se utilizar de novas metodologias de ensino, o profissional precisa está apto para refletir sobre sua atuação. Segundo Candau a reflexão didática parte do compromisso com a transformação social. Então, o profissional compromissado não está apenas preocupado em se qualificar, mas em tornar essa qualificação realmente eficiente em sua prática pedagógica. Luckesi, que se autodenomina amante da reflexão sobre a prática educacional, reforça: "Com imaginação e comprometimento afetivo-ideológico e uma constante meditação sobre a sua prática, o educador conseguirá encontrar os meios para atingir os fins".



Última edição por Gabriela em Ter Abr 14, 2009 12:22 pm, editado 1 vez(es) (Razão : correção ortográfica)

Ver perfil do usuário
Além de exigir metodologias adequadas exige muita dedicação, muito mais trabalho, e não é todos(professores/educadores)que estão dispostos a trabalhar mais, e ganhar a mesma coisa daqueles que simplesmente se detém a aulas teóricas. Aliar teoria e pratica significa garantir uma educação com mais qualidade. Então, pode-se dizer, que aliar teoria e prática é de certa forma um comprometimento social, visando uma educação diferenciada e solidificada.

Ver perfil do usuário
Logicamente que sim, pois o conceito de educação é determinado por uma série de valores individuais e sociais. Portanto, ao se desenvolver estudos relacionados a este tema, é necessário que se expresse essa correlação de dimensões e que o educador e o educando dela sejam bem conscientes, visto que as ações pedagógicas dependem, entre outros elementos, de como o professor e o aluno compreendem o homem, a natureza, a sociedade e o conhecimento

Ver perfil do usuário
Mas também os dois só falaram dos professores e suas "questões", esquecendo dos alunos que os compõe, pois não adianta se o professor faz de tudo ou não faz nada se o aluno não esboça uma reação. Porque para os que fazem, perdem o estimulo na hora e para os que não fazem só confirmam a tese de que não é para se fazer nada, mas para os que fazem dou meus parabens por não ficar nessa mesmice que a maioria dos profissionais tem, fazendo a diferença e sendo recompensado no futuro (o que será meio difícil).

Ver perfil do usuário

6 resposta para o professor. em Qua Abr 01, 2009 9:58 am

Segundo o pedagogo Paulo Freire a educação, não tem uma
unica forma de ser aplicada,onde o professor fica na frente
da aula esplanando seu assunto com clareza, e o aluno sem
ter o poder de parcicipar.A educação e um processo de
formação do aluno e tambem do professor, e importante que
aja uma interação entre aluno,professor,conhecimento,nesse
processo e mais que importante que seja quebrado os para-
dgmas e que seja usado varios caminhos e recursos diversos
tais como o usso das tics,dos pcns,das leis diretrizes e
bases,afim de tranformar o velho no novo. study O fato
do educador mudar seu modo de ensino como aulas praticas e
teoricas não significa que ele vai ter que trabalhar mais,
e sim que ele vai ter que se dedicar mais a profissão em
que ele escolheu,para ser professor não basta ser formado
tem que ser feliz.

Ver perfil do usuário
A didática é considerada um instrumento que deve dar forma e organização aos processos de ensino-aprendizagem.Não deve ser pensada no processo de formação atual dos professores, sem a perspectiva da sua dimensão politica e social. Segundo Candau, o estudo da didatica dentro da multidimensionalidade, implica as três dimensões: humana, técnica e politica. A associação daria o elemnto chave para a didática fundamental.

Ver perfil do usuário
Não se admite mais que seja como a anos atrás onde o professor era o centro do saber na sala de aula e o aluno era passivo, hoje é necessário que aconteça tanto a interação aluno e professor, quanto a interação teoria e prática, para obtenção de melhores resultados no aprendizado aluno. Por isso a necessidade de formação continuada , para que a haja a qualificação adequada de professores, fazendo com que gere melhorias e mudanças na prática pedagógica desses profissionais , consequentemente a quebra de paradigmas.

Ver perfil do usuário

9 Didatica fundamental em Qua Abr 01, 2009 7:54 pm

Quando falamos em didatica fundamental, compreendendo questões humanas, tecnica e social, resaltamos que este processo nescessita de uma visão ampla de educador e educando, que junto com outros membros da sociedade formam um conjunto de ideias fundamentais para o desevolvimento de todos.
Tem que trazer a teoria e a prática, para o pleno desenvovimento da maior parte da população.
Todos tem que trabalhar juntos pela educação.

Ver perfil do usuário
Em relação a didática de ensino, é de grande importancia utilizar-se de métodos que dispertem o interece do aluno pelo conteudo ministrado.Sendo assim, para unir teoria e prática num mesmo conteudo exige do profissional docente uma adaptação e domínio de sua área, para que o aluno fixe melhor o assunto atraves d suas táticas de ensino.

Ver perfil do usuário

11 comprometimento em Qui Abr 02, 2009 4:32 am

Não a duvida que uma boa formação depende de formadores capacitados, pois ensinar vai além da troca de imformações é uma arte que deve ser usada com maestria .Não se admira que os grandes mestres e pensadores relacionem a prática educacinal com "compromentimento" pois a capacitação deve vim pincelada com vontade de fazer melhor ,buscando sempre trabalhar com as diferenças usando as ferramentas apropriadas e necessárias visando assim a conciência de que o dever socio,cultural e humano foi cumprido.

Ver perfil do usuário
A didática assume um grande papel utilizado pelos
professores no processo de ensino - apredizagem,
procura partir da prática concreta da pedagogia e de seus
determinantes. O professor procura
dar contéudo e analisa as diferentes metodologias com um
contexto geral como sociedade, conhecimento e educação. Tendo isso,
compreende - se que o professor deve "abrir os braços" diante
de toda dimensão encontrada na educação para uma melhor prática de ensino - apredizagem.

Ver perfil do usuário
Certos de que pratica e teoria estão intrelaçadas num contexto educacional, estas trazem uma abordagem significativa quanto aos aspectos de ensino-aprendizagem. entretanto, são as diferêntes contextualizações, diferentes abordagens, diferentes formas de indagar e até mesmo de formular o conhecimento que trazem uma maior amplitude em sentido da ampliação para a preparação e qualificação de um profissional comprometido e consciente de suas metodologias efetivas da aprendizagem.

Ver perfil do usuário

14 A base é fundamental ! em Qui Abr 02, 2009 5:07 am

Primeiramente para um professor ter uma didatica fundamental de qualidade é preciso que em sua jornada de estudos ele tenha absorvido com clareza os assuntos referidos pois para o professor ensinar e passar os conteudos para esses alunos tal como é de extrema importância que esse professor ensine com gosto para que esses alunos estudem e apredam com vontade pois parte do professor a idéia de que se estudar e de grande importancia e de prioridade fundamental e de que esse professor sempre esteja antenado e atualizado com as novas pespectivas de ensino e sempre extraindo novas idéias de seus alunos sendo elas criticas e contrutivas. ass: Cláudio Pit Bull cheers



Última edição por claudio em Qui Abr 02, 2009 5:16 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário
Ensinar perpassa a compreensão de ser humano, como ser complexo e de várias dimensões. Ignorar tais perspectivas põe em risco qualquer tentativa de boa elaboração de uma didática eficiente.
A partir da superação de paradigmas (e até estigmas) educacionais, a formação do profissional "educador" tem significado quando a observação vem antes das conclusões. Os paradigmas da educação, quando então, são pressupostos "pontos-de-partida" para posterior caracterização das dimensões reais do método de aprendizagem. É no estudo dos paradigmas que se formulam métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Ver perfil do usuário
Dentro da perspectiva da Didática Fundamental, o educador de hoje, deve ter plena capacitação e qualificação para romper com os paradigmas da educação. Não se pode admitir a continuidade de uma aprendizagem puramente mecânica e decorativa, restringindo o aluno a um campo limitado do saber. Desse modo, faz-se interessante que o educador trabalhe, principalmente, a transdisciplinaridade, visto que a mesma se preocupa com a interação contínua e ininterrupta de todas as disciplinas. Assim, nessa mesma linha de pensamento, é imprescindível que o educador trabalhe uma aprendizagem significativa para com o seu alunado, reforçando o seu conhecimento prévio, tornando-o apto à reflexão e ao senso crítico.



Última edição por Eliziane em Seg Abr 06, 2009 12:05 pm, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
Ensinar é uma tarefa de grande importância que não pode ser aplicada sem um preparo excepcional do professor. E ao ignorar essas importâncias pode acontecer do professor não aplica-la corretamente com as devidas informações.
A necessidade de informações é, sem dúvida, muito importante, porque tira a ideia de que o professor seja aquele único que sabe de tudo.

Ver perfil do usuário

18 didática. em Qui Abr 02, 2009 5:34 am

PARA SER UM PROFISIONAL QUALIFICADO É NESCESSÁRIO,OBTER UMA AVANÇADA METODOLOGIA DE ENSINO,É PRECISO QUE O PROFISSIONAL BUSQUE SE QUALIFICAR, E BUSCAR SUA PREPARAÇÃO METODOLÓGICA PARA PODER REFLETIR SOBRE SUA ATUAÇÃO NA ARÉA, E BUSCAR UMA DIDÁTICA QUE PROCURE TER UM COMPROMISSO COM O SOCIAL, E TENTAR FAZER COM QUE SUA QUALIFICAÇÃO SEJA EFICIÊNTE EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, FAZER COM QUE SUA DIDÁTICA SEJA VOLTADA COM OS PROBLEMAS ATUAIS,QUE ENGLOBEM TUDO O QUE ESTIVER ACONTECENDO E O QUE VAI ACONTECER.O EDUCADOR TEM QUE SER UM PROFISSIONAL QUE BUSQUE UMA METIODOLOGIA PARA QUEBRAR OS PARADIGMAS, MAS NÃO SÓ ISSO MAIS, MAIS SER UM PROFISSIONAL QUE COMPREENDA AS DIMENSÕES HUMANAS POLITICAS, TECNICAS E PRINCIPALMENTE O SOCIAL, PARA PODER FORMAR CIDADÃOS QUALIFICADOS.



Última edição por HERMESSON DOS SANTOS em Qui Abr 02, 2009 5:36 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário
Atualmente, um profissional que leciona, tem que ter uma interação de uma série de fatores para que possa proporcionar uma didática em sua aula. O professor tem que ter o dominio do conhecimento ciêntifico a qual sua especialização, com as informações das atualidades, e a interdiciplinariedade, pois todas as áreas do saber podem ser interagidas, então cabe ao professor ser prático-reflexivo, buscando as facilidades pra se vencer as dificuldades, principalmente no que se refere aos métodos de ensino que proporcionam o entendimento do aluno, ropendo os paradigmas da educação criando novos métodos de ensino aprendizagem. Very Happy

Ver perfil do usuário
Para se lecionar necessita de conhecimento amplo sobre todas as áreas do ensino, não basta saber sobre somente sua área, não só com paixão, mas interligar todos as disciplinas em um só objeto de estudo.

Ver perfil do usuário
Very Happy
Entende-se que essas relações têm caráter hierárquico, de maneira que a estrutura cognitiva é compreendida, para todos os meios, pois os meios sociais são fundamentais para toda humanidade. Só assim a política, a comunidade e a educação terão os seus termos do principio da aprendizagem, pois os meios tecnológicos estão para educação como a educação estar para o meio que a engloba, pois um necessita do outro para que assim possa haver uma ordem onde tudo que estive entrelaçado pela educação como fonte de saber estará voltado para tecnologia, pois o auxilio no desenvolvimento da educação é como uma muralha que visa o futuro e o presente, pois só assim os erros do passado serão resolvidos e não cometidos novamente nas novas eras.

Ver perfil do usuário
É além de dominar métodos e técnicas, o profissional deve chamar a atenção do aluno através de eficientes metodologias, adequando-as de acordo com as necessidades e o conhecimento prévio que o mesmo adquiriu ao longo da vida. Para isso, é necessário maior compromisso dos profissionais da educação, pois se ele não estiver qualificado e consciente de seu papel como educador,velhos paradígmas infelizmente ainda estarão inseridos em seus métodos.

Ver perfil do usuário
Concordo com o que foi posto aqui, mas além do professor ter que ser comprometido e sempre está procurando novos métodos de ensino há todo um sistema educacional que ainda o impede de realmente por em prática essa didatica fundamental, não devemos apenas querer do professor que ele contextualize levando em consideração o nível social e cognitivo dos seus alunos, é preciso que o educador mostre novas perspectivas para que estes alunos vejam que existem outras realidades. É uma tarefa difícil por vários motivos como: falta de tempo e de condições de trabalho, mas a didática fundamental se apresenta como o melhor caminho para se chegar a uma educação de qualidade no momento em que vivemos.

Ver perfil do usuário
Os professores tem que aliar conhecimento, metodologia e a vivência dos alunos, levando para a sala de aula exemplos de fácil entendimento dos alunos, que tenham a ver com as suas realidades, não só levando o conhecimento puro mas sim como aquele conhecimento pode ser aplicado à vivência de cada um dos alunos e suas realidades. Very Happy

Ver perfil do usuário
[b]Ensinar vai além do que se imagina. A atualização dos conhecimentos e dos métodos de ensino possui importancia significativa para que a didática fundamental seja exercida com qualidade, tornando assim a aprendizagem uma tarefa fácil. Porem, este processo passa por dificuldades, com relação ao educador e trazendo consequencias para o aluno.
Como foi dito a cima, a falta de condições de trabalho e de tempo dificulta a melhoria da realidade. Like a Star @ heaven

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum