DIDÁTICA

FÓRUM DESTINADO AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS/AL. OS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA, DO 3º PERÍODO (MANHÃ E NOITE) PODERÃO DISCUTIR E LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ensinar, na perspectiva da Didática Fundamental, compreende as dimensões humana, técnica e politico-social!

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Articular teoria e prática compreende uma postura diferenciada de quebra de paradigmas. A formação desse profissional requer preparação e qualificação diante de situações que exigem metodologias que tragam efetiva aprendizagem.

Ver perfil do usuário http://didaticafits.forumaqui.com
Mais do que quebrar paradigmas e se utilizar de novas metodologias de ensino, o profissional precisa está apto para refletir sobre sua atuação. Segundo Candau a reflexão didática parte do compromisso com a transformação social. Então, o profissional compromissado não está apenas preocupado em se qualificar, mas em tornar essa qualificação realmente eficiente em sua prática pedagógica. Luckesi, que se autodenomina amante da reflexão sobre a prática educacional, reforça: "Com imaginação e comprometimento afetivo-ideológico e uma constante meditação sobre a sua prática, o educador conseguirá encontrar os meios para atingir os fins".



Última edição por Gabriela em Ter Abr 14, 2009 12:22 pm, editado 1 vez(es) (Razão : correção ortográfica)

Ver perfil do usuário
Além de exigir metodologias adequadas exige muita dedicação, muito mais trabalho, e não é todos(professores/educadores)que estão dispostos a trabalhar mais, e ganhar a mesma coisa daqueles que simplesmente se detém a aulas teóricas. Aliar teoria e pratica significa garantir uma educação com mais qualidade. Então, pode-se dizer, que aliar teoria e prática é de certa forma um comprometimento social, visando uma educação diferenciada e solidificada.

Ver perfil do usuário
Logicamente que sim, pois o conceito de educação é determinado por uma série de valores individuais e sociais. Portanto, ao se desenvolver estudos relacionados a este tema, é necessário que se expresse essa correlação de dimensões e que o educador e o educando dela sejam bem conscientes, visto que as ações pedagógicas dependem, entre outros elementos, de como o professor e o aluno compreendem o homem, a natureza, a sociedade e o conhecimento

Ver perfil do usuário
Mas também os dois só falaram dos professores e suas "questões", esquecendo dos alunos que os compõe, pois não adianta se o professor faz de tudo ou não faz nada se o aluno não esboça uma reação. Porque para os que fazem, perdem o estimulo na hora e para os que não fazem só confirmam a tese de que não é para se fazer nada, mas para os que fazem dou meus parabens por não ficar nessa mesmice que a maioria dos profissionais tem, fazendo a diferença e sendo recompensado no futuro (o que será meio difícil).

Ver perfil do usuário

6 resposta para o professor. em Qua Abr 01, 2009 9:58 am

Segundo o pedagogo Paulo Freire a educação, não tem uma
unica forma de ser aplicada,onde o professor fica na frente
da aula esplanando seu assunto com clareza, e o aluno sem
ter o poder de parcicipar.A educação e um processo de
formação do aluno e tambem do professor, e importante que
aja uma interação entre aluno,professor,conhecimento,nesse
processo e mais que importante que seja quebrado os para-
dgmas e que seja usado varios caminhos e recursos diversos
tais como o usso das tics,dos pcns,das leis diretrizes e
bases,afim de tranformar o velho no novo. study O fato
do educador mudar seu modo de ensino como aulas praticas e
teoricas não significa que ele vai ter que trabalhar mais,
e sim que ele vai ter que se dedicar mais a profissão em
que ele escolheu,para ser professor não basta ser formado
tem que ser feliz.

Ver perfil do usuário
A didática é considerada um instrumento que deve dar forma e organização aos processos de ensino-aprendizagem.Não deve ser pensada no processo de formação atual dos professores, sem a perspectiva da sua dimensão politica e social. Segundo Candau, o estudo da didatica dentro da multidimensionalidade, implica as três dimensões: humana, técnica e politica. A associação daria o elemnto chave para a didática fundamental.

Ver perfil do usuário
Não se admite mais que seja como a anos atrás onde o professor era o centro do saber na sala de aula e o aluno era passivo, hoje é necessário que aconteça tanto a interação aluno e professor, quanto a interação teoria e prática, para obtenção de melhores resultados no aprendizado aluno. Por isso a necessidade de formação continuada , para que a haja a qualificação adequada de professores, fazendo com que gere melhorias e mudanças na prática pedagógica desses profissionais , consequentemente a quebra de paradigmas.

Ver perfil do usuário

9 Didatica fundamental em Qua Abr 01, 2009 7:54 pm

Quando falamos em didatica fundamental, compreendendo questões humanas, tecnica e social, resaltamos que este processo nescessita de uma visão ampla de educador e educando, que junto com outros membros da sociedade formam um conjunto de ideias fundamentais para o desevolvimento de todos.
Tem que trazer a teoria e a prática, para o pleno desenvovimento da maior parte da população.
Todos tem que trabalhar juntos pela educação.

Ver perfil do usuário
Em relação a didática de ensino, é de grande importancia utilizar-se de métodos que dispertem o interece do aluno pelo conteudo ministrado.Sendo assim, para unir teoria e prática num mesmo conteudo exige do profissional docente uma adaptação e domínio de sua área, para que o aluno fixe melhor o assunto atraves d suas táticas de ensino.

Ver perfil do usuário

11 comprometimento em Qui Abr 02, 2009 4:32 am

Não a duvida que uma boa formação depende de formadores capacitados, pois ensinar vai além da troca de imformações é uma arte que deve ser usada com maestria .Não se admira que os grandes mestres e pensadores relacionem a prática educacinal com "compromentimento" pois a capacitação deve vim pincelada com vontade de fazer melhor ,buscando sempre trabalhar com as diferenças usando as ferramentas apropriadas e necessárias visando assim a conciência de que o dever socio,cultural e humano foi cumprido.

Ver perfil do usuário
A didática assume um grande papel utilizado pelos
professores no processo de ensino - apredizagem,
procura partir da prática concreta da pedagogia e de seus
determinantes. O professor procura
dar contéudo e analisa as diferentes metodologias com um
contexto geral como sociedade, conhecimento e educação. Tendo isso,
compreende - se que o professor deve "abrir os braços" diante
de toda dimensão encontrada na educação para uma melhor prática de ensino - apredizagem.

Ver perfil do usuário
Certos de que pratica e teoria estão intrelaçadas num contexto educacional, estas trazem uma abordagem significativa quanto aos aspectos de ensino-aprendizagem. entretanto, são as diferêntes contextualizações, diferentes abordagens, diferentes formas de indagar e até mesmo de formular o conhecimento que trazem uma maior amplitude em sentido da ampliação para a preparação e qualificação de um profissional comprometido e consciente de suas metodologias efetivas da aprendizagem.

Ver perfil do usuário

14 A base é fundamental ! em Qui Abr 02, 2009 5:07 am

Primeiramente para um professor ter uma didatica fundamental de qualidade é preciso que em sua jornada de estudos ele tenha absorvido com clareza os assuntos referidos pois para o professor ensinar e passar os conteudos para esses alunos tal como é de extrema importância que esse professor ensine com gosto para que esses alunos estudem e apredam com vontade pois parte do professor a idéia de que se estudar e de grande importancia e de prioridade fundamental e de que esse professor sempre esteja antenado e atualizado com as novas pespectivas de ensino e sempre extraindo novas idéias de seus alunos sendo elas criticas e contrutivas. ass: Cláudio Pit Bull cheers



Última edição por claudio em Qui Abr 02, 2009 5:16 am, editado 2 vez(es)

Ver perfil do usuário
Ensinar perpassa a compreensão de ser humano, como ser complexo e de várias dimensões. Ignorar tais perspectivas põe em risco qualquer tentativa de boa elaboração de uma didática eficiente.
A partir da superação de paradigmas (e até estigmas) educacionais, a formação do profissional "educador" tem significado quando a observação vem antes das conclusões. Os paradigmas da educação, quando então, são pressupostos "pontos-de-partida" para posterior caracterização das dimensões reais do método de aprendizagem. É no estudo dos paradigmas que se formulam métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum