DIDÁTICA

FÓRUM DESTINADO AOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES - FITS/AL. OS ALUNOS NA DISCIPLINA DE DIDÁTICA, DO 3º PERÍODO (MANHÃ E NOITE) PODERÃO DISCUTIR E LEVANTAR QUESTIONAMENTOS A CERCA DAS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA DOCENTE.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

AVALIAÇÃO

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 AVALIAÇÃO em Sex Maio 22, 2009 7:00 pm

AS SITUAÇÃOES DE APRENDIZAGEM E A AVALIAÇAO DEVEM PARTIR DO NIVEL DA CLIENTELA A SER ATENDIDA, DE FORMA CONTÍNUA E FORMATIVA.

para ajudade na discussão vejam:

A avaliação deve orientar a aprendizagem
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-aprendizagem-427861.shtml


Avaliação nota 10
http://revistaescola.abril.com.br/planejamento-e-avaliacao/avaliacao/avaliacao-nota-10-424569.shtml



Última edição por professor em Qui Maio 28, 2009 5:52 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário http://didaticafits.forumaqui.com

2 Re: AVALIAÇÃO em Sab Maio 23, 2009 4:09 pm

Claro, pois devemos nortear nossas situações de acordo com cada tipo de pessoa, ate porque em uma sala de aula nos deparamos com varios tipos de situaçoes em momentos diferenciados, onde devemos manter um plano de aula de maneira abrangente seguindo sempre os requisitos das sequencias didaticas.

Ver perfil do usuário

3 Re: AVALIAÇÃO em Dom Maio 24, 2009 1:14 pm

Nesse contexto - da avaliação contínua e formativa - o professor obtem dados importantes, que comparados aos objetivos nortearão a sua prática. Dessa forma a avaliação se constitue em ferramenta diagnóstica que permite identificar os progressos e dificuldades dos alunos como o desempenho do professor.


Segundo Luckesi a avaliação é uma apreciação qualitativa sobre dados relevantes do processo ensino e aprendizagem que auxilia o professor a tomar decisões sobre o seu trabalho.

Ver perfil do usuário

4 Re: AVALIAÇÃO em Dom Maio 24, 2009 11:05 pm

A avaliação formativa é um processo contínuo e interativo. No entanto, antes de desencadear um processo de ensino-aprendizagem, a avaliação formativa permite diagnosticar, à partida, a situação dos alunos e decidir a orientação a tomar no desenvolvimento desse processo. O professor ao avaliar seus alunos não necessariamente busca resultados de sucesso ou fracasso e sim acompanhar o processo de aprendizado e progresso do aluno, percebendo dificuldades e procurando contorná-las ou superá-las continuamente.
Sleep cheers

Ver perfil do usuário

5 Re: AVALIAÇÃO em Seg Maio 25, 2009 9:31 am

A avaliação para o aluno deve ser contínua, formativa e reflexiva. Para auxiliar o professor no que ele pretende obter e no que ele quer fazer diante da apredizagem significativa de seus alunos. A avalição é uma das melhores formas para a obtenção de resultados sobre o que foi apresentado para a construção de apredizagem dos alunos. flower

Ver perfil do usuário

6 Re: AVALIAÇÃO em Ter Maio 26, 2009 4:23 pm

O que é importante, do ponto de vista do ensino e avaliação é deixar claro que o professor tanto quanto o aluno necessitam planejar sobre a ação, pensar sobre o que faz, antes, durante e depois de cada aplicação de qualquer atividade que seja "colocada", discorrida enfim abordada. E quando trazemos essa realidade para NÒS, alunos do 3º período de Ciências Biológicas temos que nos conscientizar que o ensino superior tem caracteristicas muito proprias porque objetiva a formação do cidadão e muito além disso a do PROFISSIONAL que sairá da instituição.

Ver perfil do usuário

7 Re: AVALIAÇÃO em Qui Maio 28, 2009 7:15 pm

Para o profissional docente, a avaliação é uma das formas de ter a certeza de que o objetivo das aulas foram alcançados, de que a metodologia foi adequada para passar o conhecimentos a cada aluno. Por tanto, a avaliação deve ser dada de forma contìnua, sendo assim, a avaliação ñ deve ser apenas como uma prova e sim, o acompanhamento deste aluno durante o seu desenvolvimento
em sala de aula. geek

Ver perfil do usuário

8 Re: avaliação em Sex Maio 29, 2009 6:45 am

A avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do profesor como do alunos.Os dados coletados no decurso do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos de valor acerca do aproveitamento escolar, de uma forma contínua e formativa.

Ver perfil do usuário

9 Avaliação em Dom Maio 31, 2009 5:14 pm

Avaliação é uma ferramenta capaz de analizar a capacidade de aprendizado do aluno, da mesma forma que faz com que o professor analise o progresso de cada um, avalia também se algum educando está com dificuldade, sendo assim buscará meios para ajuda-lo

Ver perfil do usuário

10 Re: AVALIAÇÃO em Ter Jun 02, 2009 1:19 pm

Sim, pois cada aluno tem dificuldades ou facilidades em certas ocasiões, sendo assim o educador não pode cochilar, renovando sempre suas técnicas de ensino-aprendizagem, fazendo que o educando se mostre interessado e instigado a aprender, obtendo então um vasto conhecimento.

Ver perfil do usuário

11 Avaliação. em Qui Jun 04, 2009 9:05 am

A avaliação e uma maneira de mostra para o
professor como anda o seu desempenho em relação
ao seu aluno,que pontos podem ser apontados
para que aja melhoria. Quando falamos em ava-
liação devemos lembra que não e uma simples
prova e sim todo um contexto avaliativo,e muito
importante que o aluno perceba sua importancia
no processo de educação e que o mesmo aconteça
com o professor. study

Ver perfil do usuário

12 Re: AVALIAÇÃO em Sex Jun 05, 2009 11:29 am

avaliação é o instrumento que o professor possui para medir
o desenvolvimento cognitivo do aluno, no entanto, esta medição não se faz apenas de forma quantitativa atraves de uma prova somativa,já que, ao avaliar o aluno em um seminário o professor terá que transformar o desempenho deste aluno em um conceito ao final da apresentação. Avaliar é uma prática necessária na escola, mas é seu direcionamento que ao longo da historia tomou carater classificatório que faz deste instrumento um monstro aos alunos. Avaliação não é exame pois segundo Luckesi ela tem que ser direcionada a vivência do aluno e não pode ser excludente.

Ver perfil do usuário

13 AVALIAÇÃO em Sex Jun 05, 2009 2:12 pm

Concordo com todas as informações, pois avaliação para a aprendizagem é um sistema pelo qual todos os alunos tem que passar para que o professor tenha uma noção se eles conseguiram assimilar tudo aquilo que lhe foi passado pelo seu Professor.
Entende-se que, neste processo avaliação – ensino - aprendizagem, todos os educadores devem ter em mente o que é avaliar e o quanto uma avaliação pode mexer com a auto-estima de um aluno, se usada de forma incorreta. Avaliar não deve ter como base a exclusão e sim a inclusão do educando, sempre pensando naquele ser humano como um grande potencial de grandes feitos futuros. Transformar valores e arraigar conceitos deveria ser o principal objetivo da avaliação.

Ver perfil do usuário

14 Re: AVALIAÇÃO em Sex Jun 05, 2009 7:09 pm

A avaliação é intrinsecamente ligada ao processo pedagógico que nós estamos desenvolvendo. A avaliação faz parte desse processo, mas não podemos fazer o caminho inverso - ter a crença de que mudando o processo de avaliação, exclusivamente, melhora-se a qualidade da Educação. Trabalhar com avaliação é importante, no sentido de que a entendamos vinculada a uma prática educacional necessária para que se saiba como se está, enquanto aluno, professor e conjunto da Escola; o que já se conseguiu avançar, como se vai vencer o que não foi superado e como essa prática será mobilizadora para os alunos, para os professores e demais.

Ver perfil do usuário

15 Re: Avaliação em Sab Jun 06, 2009 10:46 pm

A avaliação deve ser realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática,com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno.A avaliação deve buscar identificar os conhecimentos construídos,e as dificuldades existentes.Toda resposta obtida com a avliação, seja certa ou errada, é um ponto de chegada, por mostrar os conhecimentos que já foram construídos e absorvidos, e um novo ponto de partida, para um recomeço possibilitando novas tomadas de decisões.O professor precisa ver a avaliação na escola, numa perspectiva de construção do conhecimento.

O valor da avaliação encontra-se no fato do aluno poder tomar conhecimento de seus avanços e dificuldades.Cabe ao professor desafia-lo a superar as dificuldades e continuar progredindo na construção dos conhecimentos.(Luckesi,1999)

Ver perfil do usuário

16 Re: AVALIAÇÃO em Sab Jun 13, 2009 9:25 pm

Não se pode ter apenas uma forma de avaliar, afinal são vários alunos e vários perfis, talvez a forma de avaliar através de prova pra um seja a melhor opção e para outro seja a pior delas. Então a avaliação deve ser feita da forma mais variada possível, e contínua, analisando desde o posicionamento do aluno em sala, até um trabalho realizado por ele.

Ver perfil do usuário

17 Re: AVALIAÇÃO em Sab Jun 13, 2009 9:36 pm

A finalidade da avaliação é um aspecto crucial, já que determina, em grande parte, o tipo de informações consideradas pertinentes para analisar os critérios tomados como pontos de referência, os instrumentos utilizados no cotidiano da atividade avaliativa.
Conforme define Luckesi (1996, p. 33), "avaliação é como um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade, tendo em vista uma tomada de decisão".

Ver perfil do usuário

18 Re: AVALIAÇÃO em Seg Jun 15, 2009 8:38 am

A avaliação deve ser uma pratica continua do professor e não apenas a prova, uma vez que ela serve para medir a aprendizagem de cada aluno, buscando identificar os conhecimentos adquiridos e as dificuldades individuais, mas cabe ao professor saber usar todas as respostas sendo ela positivas ou negativas para perceber os conhecimentos construídos e recomeçar com a possibilidade de tomar novas decisões. What a Face

Ver perfil do usuário

19 Re: AVALIAÇÃO em Seg Jun 15, 2009 12:13 pm

Segundo CLAUDINO PILETTI, no livro Ditática Geral, "avaliação é um processo pelo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento, propostas nos objetivos, a fim de que haja condições de decidir sobre alternativas do planejamento do trabalho do professor e da escola como um todo."

Resumidamente, a avaliação não é um fim, mas um meio que permite verificar se os objetivos traçados pelo professor estão sendo alcançados com seus alunos. Por isso a avaliação deve ser algo contínuo, embora termine em um determinado momento.

Ver perfil do usuário

20 Re: AVALIAÇÃO em Seg Jun 15, 2009 12:20 pm

Segundo Luckesi hoje são aplicados instrumentos de qualidade duvidosa, pois a maioria das escolas promovem exames, o que não é para ele, uma prática de avaliação. Os professores ao invés de observarem o desempenho do aluno no decorrer da aprendizagem, aplicam e corrigem as provas e contam os pontos, para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado.

Para Luckesi: “A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. A avaliação é inclusiva porque o estudante vai ser ajudado a dar um passo à frente. Essa concepção político pedagógica é para todos os alunos e por outro lado é um ato dialógico, que implica necessariamente uma negociação entre o professor e o estudante.” (NOVA ESCOLA. 2006).

Ver perfil do usuário

21 Re: AVALIAÇÃO em Seg Jun 15, 2009 12:23 pm

Existem diversos instrumentos para avaliar o aluno, visando sempre a melhoria da aprendizagem e se ela for obtida o aluno será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários. Muitas vezes o aluno é reprovado por fatores que vão além do próprio aluno, como a precária infra - estrutura da escola e as política públicas que investem pouco no professor e no ensino.

É importante ressaltar que o objetivo que o professor quer alcançar com seus alunos, só será efetivamente alcançado com a avaliação. Então apesar de todas as discussões voltadas para o mesmo, a avaliação ainda é muito importante.

Ver perfil do usuário

22 AVALIAÇÃO em Qua Jun 17, 2009 7:56 pm

Avaliação, é uma etapa presente quotidiaanamente em sala de aula, exerce uma função fundamental, que é a de diagnosticar. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas.
Uma forma de medir o conhecimento do avaliado, que nem sempre está em seu estado normal neste momento, havendo um maior "molejo" do avaliador que modela a avaliação em diversos momentos ( oral, escrito e prático). Em um dado momento em sala, que poderam ir a frente e demonstrar o que na visão do aluno é avaliação desenhou-se um leão encarando o aluno, ou um caminho de terra que atravessava uma poça de areia movediça, a quem supera esses obstáculos é acariciado com um sucesso.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum